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Este foi um dos temas mais falados em 2007 por toda a contestação de horário e de professores, e que devido a um trabalho de uma das minhas disciplinas, do meu curso ela me pediu para falar sobre a conclusão do secundário, e que por acaso deu-me gosto em escrever sobre isso.

Espero que gostem deste texto porque fala de coisas que ainda hoje se fala e que é necessário reformular o ensino em Portugal.

Aqui deixo-vos o texto:

 

Nos tempos que decorrem, é cada vez mais importante a conclusão do ensino secundário, não só em termos sociais mas também para uma melhor qualificação Professional.

            É necessário os jovens terem maior formação, pois o mercado é muito competitivo, e com o desenvolvimento de novas tecnologias, irá abrir novas empresas especializadas, requerendo pessoal qualificado para o trabalho.

            Sendo Portugal, um dos países com maior taxa de insucesso escolar, têm-se criado medidas de forma a abranger todo o tipo de jovens, desde deficientes a jovens que percam o interesse pela escola.

            Uma das medidas de combate ao insucesso escolar foi a criação dos cursos CEF (Curso de Educação e Formação) que permite aos jovens que tem maiores dificuldades de aprendizagem a especializarem-se numa determinada área Professional, e de certa forma a combater o insucesso escolar de alguns jovens que já tiveram um aproveitamento até ao 11ºano mas que faltam algumas disciplinas de 12ºano (que é o meu caso).

            O curso que eu frequento tem a duração de um ano e que se no final correr tudo bem, terei o 12ºano a nível europeu e sem fazer exames nacionais e um certificado de habilitações como técnico de análises laboratoriais.

            Na grande parte da U.E os requisitos mínimos de escolaridade é o secundário. Uma percentagem significativa é licenciado e que apesar de puderem estar ou não empregados, já atingiram dois dos muitos objectivos: acabaram o seu secundário e depois a universidade.

            O Governo deverá continuar a investir na educação e formação de jovens profissionais, pois apesar de eles terem uma grande parte da culpa do insucesso, mas nós alunos também deveríamos pensar em maneiras de aproveitar o estudo e vocacionarmo-nos para a área na qual temos maior vocação.

 

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2 comentários

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De caloirinha a 27.01.2008 às 03:48

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o assunto. Devia ser proibido, mas proibido mesmo a sério, deixar os adolescentes ficarem sem o 12 ano. Há coisas essenciais que só se aprendem chegam a essa etapa, que só se atingem com o 12 ano. Claro que concordo com os cursos que dão equivalências. Mas também acho muito injusto uma coisa, e atenção que vou falar da escola aqui da minha terra, não estou a generalizar. Na escola profissional daqui os professores dão as notas aos alunos, eles copiam o que querem e tudo o resto. Para mim isso não é ajudam os alunos a ficam com o 12 ano, é sim ajudar estar a educá-lo e passar-lhes a noção de que na vida tudo se consegue a brincar e com pouco esforço. Não levem a mal o que disse, só digo isto porque é o que se passa aqui. E ajudar é uma coisa, agora carregar os alunos nas costas e dar-lhes tudo é outra. Como referes, o estudo não é aproveitado, ainda vivemos numa sociedade em que os estudos são vistos como não servindo para nada e aqueles que os têm ficam no desemprego, como é suposto os adolescentes lidarem com esta ambiguidade? Existem tantas coisas neste país que estão mal, e o governo esquece-se que a educação é muito importante. Os jovens de hoje vão ser os governados de amanhã...

Tenho medo do futuro, para ser honesta.

Fiquem bem* e desculpem qualquer coisinha...
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De caloirinha a 27.01.2008 às 03:50

*governadores

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