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Este foi um dos temas mais falados em 2007 por toda a contestação de horário e de professores, e que devido a um trabalho de uma das minhas disciplinas, do meu curso ela me pediu para falar sobre a conclusão do secundário, e que por acaso deu-me gosto em escrever sobre isso.

Espero que gostem deste texto porque fala de coisas que ainda hoje se fala e que é necessário reformular o ensino em Portugal.

Aqui deixo-vos o texto:

 

Nos tempos que decorrem, é cada vez mais importante a conclusão do ensino secundário, não só em termos sociais mas também para uma melhor qualificação Professional.

            É necessário os jovens terem maior formação, pois o mercado é muito competitivo, e com o desenvolvimento de novas tecnologias, irá abrir novas empresas especializadas, requerendo pessoal qualificado para o trabalho.

            Sendo Portugal, um dos países com maior taxa de insucesso escolar, têm-se criado medidas de forma a abranger todo o tipo de jovens, desde deficientes a jovens que percam o interesse pela escola.

            Uma das medidas de combate ao insucesso escolar foi a criação dos cursos CEF (Curso de Educação e Formação) que permite aos jovens que tem maiores dificuldades de aprendizagem a especializarem-se numa determinada área Professional, e de certa forma a combater o insucesso escolar de alguns jovens que já tiveram um aproveitamento até ao 11ºano mas que faltam algumas disciplinas de 12ºano (que é o meu caso).

            O curso que eu frequento tem a duração de um ano e que se no final correr tudo bem, terei o 12ºano a nível europeu e sem fazer exames nacionais e um certificado de habilitações como técnico de análises laboratoriais.

            Na grande parte da U.E os requisitos mínimos de escolaridade é o secundário. Uma percentagem significativa é licenciado e que apesar de puderem estar ou não empregados, já atingiram dois dos muitos objectivos: acabaram o seu secundário e depois a universidade.

            O Governo deverá continuar a investir na educação e formação de jovens profissionais, pois apesar de eles terem uma grande parte da culpa do insucesso, mas nós alunos também deveríamos pensar em maneiras de aproveitar o estudo e vocacionarmo-nos para a área na qual temos maior vocação.

 

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3 comentários

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De Andreia a 28.01.2008 às 14:44

Concordo com 'mundodesonhos'... Se há facilidades para os alunos em ensino especial, desconheço! Pelo que sei o ensino especial também não se torna fácil...
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De mundodesonhos a 28.01.2008 às 16:42

Andreia... ensino especial é diferente de ensino profissional ou tecnológico!! O ensino especial são as escolas especiais para deficientes (tipo APPACDM ou CERCI's), e aí obviamente que os conteúdos são diferentes, muito mais vocacionados para o ensino de uma profissão e para a aquisição da autonomia (coisas tão simples como contar dinheiro, ver horários de autocarros, pagar a luz,... depende!!). O ensino profissional / tecnológico não é mais fácil que o ensino regular, tem apenas outros objectivos, nomeadamente a formação mais específica numa área e a obtenção de uma certificação numa dada profissão.
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De sigacafe a 28.01.2008 às 23:10

É claro que certos alunos e quando são novos normalmente querem andar na rua a brincar e jogar à bola, mas o incentivo também poderá vir de casa, em que nos casos especiais os pais deviam incentivar os filhos a fazer mais um esforço na escola para ver se ao menos concluem o 9ºano. Acerca dos cursos das novas oportunidades é uma medida de combate contra o insucesso escolar mas ainda está numa fase inicial, e que certo modo, ainda não se tem frutos e que mais uma vez o governo se não criar estruturas para albergar tantos alunos com o curso professional feito irá fazer com que o desemprego aumente alarmantemente, o que irá colocar ainda mais no topo das estatísticas da U.E. o que seria uma pena.

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