Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


 

Este foi um dos temas mais falados em 2007 por toda a contestação de horário e de professores, e que devido a um trabalho de uma das minhas disciplinas, do meu curso ela me pediu para falar sobre a conclusão do secundário, e que por acaso deu-me gosto em escrever sobre isso.

Espero que gostem deste texto porque fala de coisas que ainda hoje se fala e que é necessário reformular o ensino em Portugal.

Aqui deixo-vos o texto:

 

Nos tempos que decorrem, é cada vez mais importante a conclusão do ensino secundário, não só em termos sociais mas também para uma melhor qualificação Professional.

            É necessário os jovens terem maior formação, pois o mercado é muito competitivo, e com o desenvolvimento de novas tecnologias, irá abrir novas empresas especializadas, requerendo pessoal qualificado para o trabalho.

            Sendo Portugal, um dos países com maior taxa de insucesso escolar, têm-se criado medidas de forma a abranger todo o tipo de jovens, desde deficientes a jovens que percam o interesse pela escola.

            Uma das medidas de combate ao insucesso escolar foi a criação dos cursos CEF (Curso de Educação e Formação) que permite aos jovens que tem maiores dificuldades de aprendizagem a especializarem-se numa determinada área Professional, e de certa forma a combater o insucesso escolar de alguns jovens que já tiveram um aproveitamento até ao 11ºano mas que faltam algumas disciplinas de 12ºano (que é o meu caso).

            O curso que eu frequento tem a duração de um ano e que se no final correr tudo bem, terei o 12ºano a nível europeu e sem fazer exames nacionais e um certificado de habilitações como técnico de análises laboratoriais.

            Na grande parte da U.E os requisitos mínimos de escolaridade é o secundário. Uma percentagem significativa é licenciado e que apesar de puderem estar ou não empregados, já atingiram dois dos muitos objectivos: acabaram o seu secundário e depois a universidade.

            O Governo deverá continuar a investir na educação e formação de jovens profissionais, pois apesar de eles terem uma grande parte da culpa do insucesso, mas nós alunos também deveríamos pensar em maneiras de aproveitar o estudo e vocacionarmo-nos para a área na qual temos maior vocação.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


8 comentários

Imagem de perfil

De caloirinha a 27.01.2008 às 03:48

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o assunto. Devia ser proibido, mas proibido mesmo a sério, deixar os adolescentes ficarem sem o 12 ano. Há coisas essenciais que só se aprendem chegam a essa etapa, que só se atingem com o 12 ano. Claro que concordo com os cursos que dão equivalências. Mas também acho muito injusto uma coisa, e atenção que vou falar da escola aqui da minha terra, não estou a generalizar. Na escola profissional daqui os professores dão as notas aos alunos, eles copiam o que querem e tudo o resto. Para mim isso não é ajudam os alunos a ficam com o 12 ano, é sim ajudar estar a educá-lo e passar-lhes a noção de que na vida tudo se consegue a brincar e com pouco esforço. Não levem a mal o que disse, só digo isto porque é o que se passa aqui. E ajudar é uma coisa, agora carregar os alunos nas costas e dar-lhes tudo é outra. Como referes, o estudo não é aproveitado, ainda vivemos numa sociedade em que os estudos são vistos como não servindo para nada e aqueles que os têm ficam no desemprego, como é suposto os adolescentes lidarem com esta ambiguidade? Existem tantas coisas neste país que estão mal, e o governo esquece-se que a educação é muito importante. Os jovens de hoje vão ser os governados de amanhã...

Tenho medo do futuro, para ser honesta.

Fiquem bem* e desculpem qualquer coisinha...
Imagem de perfil

De caloirinha a 27.01.2008 às 03:50

*governadores
Imagem de perfil

De sigacafe a 28.01.2008 às 21:22

tens razão e claro que os cursos profissionais são um bocado leves porque normalmente são pessoas que querem se despachar e que quanto menos esforço fizerem melhor, mas ai cabe ao professor obrigar o aluno interessar-se mais pelo estudo e arranjar plano de fazer com conteúdos agradem mais aos alunos...

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D